segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resultado do Concurso Cassini Cientista por um Dia 2010 nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil

A organização do Concurso Cassini Cientista por um Dia 2010 nas regiões Sul e Sudeste do Brasil agradecem e saúdam todos os estudantes e professores que participaram. Muito Obrigado!!!

Parabéns para os estudantes vencedores do Concurso.

Resultado do Concurso Cassini Cientista por um Dia 2010 nas regiões Sul e Sudeste do Brasil
_____________________________________________________________
Ensino Fundamental I
Autoras:
Beatriz dos Santos Barbosa,
Bruna Helena Aro Misailidis,
Gabriela Aro Misailidis e
Maria Elvira Rondinelli de Magalhães.
Professora Responsável: Ana Lúcia Nicoletti da Rocha
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Campinas – São Paulo
Cientistas da NASA,
A NASA é a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica, seu objetivo é realizar investigações científicas explorando o espaço, ela é uma agência do governo dos Estados Unidos da América. Foi responsável pelo envio do humano à lua e vários programas de pesquisa no espaço. A próxima meta da NASA é sair do nosso sistema solar, uma viagem tripulada até o planeta Marte.
Titan é o maior satélite do planeta Saturno e também o segundo maior do sistema solar. É sobre esse satélite que se trata a nossa carta, nós queremos que vocês investiguem mais sobre ele, porque achamos interessante o fato dele ter uma atmosfera e um mar de metano.
O Titan foi descoberto por Christian Huygens em 1655 e sua temperatura média à superfície é de -178 °C. Os cientistas descobriram uma possibilidade de vida primitiva em Titan. Lá também existem montanhas, rios e lagos, o que fez Titan se tornar semelhante a Terra. O mar de metano alimenta os prováveis seres vivos que habitam esse satélite. Câmeras de infravermelhos e ultravioletas foram usadas para tirar fotos da lua Titan e assim foram descobertos elementos químicos no local.
Devido sua baixa temperatura, não há presença de água líquida, somente o metano permanece líquido nessa temperatura. Em Titan existe um ciclo hidrológico que permite chuvas, evaporação e tempestades como na Terra. A diferença é que o nosso ciclo é com água e em Titan é com hidrocarbonetos.
Demoraram sete anos para que as sondas com o nome dos dois astrônomos europeus descobrissem esse novo mundo.
A câmera Cassini vai viajar durante sete anos por Saturno, e a Huygens vai recolher vários tipos de dados sobre Titan.
A NASA disse que as montanhas encontradas em Titan são muito semelhantes as da Terra e que no alto dessas montanhas parece haver um tipo de revestimento.
Até agora, das imagens já enviadas, foi possível demonstrar que a superfície desta lua é gelada, apresenta uma coloração alaranjada e é composta por grandes rochas negras. Possivelmente uma colisão de um meteorito tenha gerado calor suficiente capaz de derreter água em Titan. Devido as alterações de luminosidade junto à grande quantidade de metano, poderia haver vulcões de gelo.
Uma das maiores aventuras espaciais dos europeus foi a descoberta deste novo mundo que pode nos responder algumas perguntas que ninguém jamais conseguiu responder sobre a formação do nosso próprio planeta, a Terra.
Essas várias características nos fazem concluir de que seria um bom investimento investigar este satélite tão curioso. Esperamos que nos próximos milhões de anos, quando não tivermos mais condições para viver na Terra, podemos nos mudar para Titan. Devemos explorar mais esse planeta para ver se haverá água e condições de vida para a espécie humana. Poderemos também ver surgir novos seres, o que será muito importante para a ciência, além de construir um mundo melhor.
Titan trata-se de uma grande descoberta não só para a ciência, mas também para toda a humanidade!
Por que não estudar mais esse satélite?
__________________________________________________________________
Autoras:
Luana Gomes de Souza
Hayla Freitas Torres
Karolayne Rangel Siqueira
Emanuele dos Santos Souza

Professora responsável:Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha
Escola M. Olavo Alves Saldanha Filho – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
Um vídeo das luas bailando debaixo dos anéis de Saturno
Achamos que a nave Cassini teria que filmar as luas Titã, Tétis e Encélado, pois as achamos muito interessantes e queríamos saber um pouco mais sobre elas.
Ficamos sabendo que em Encélado parece terem encontrado provas da existência de reservatórios de água que entram em erupção e que podem atingir até cem metros de altitude.É impressionante!Achamos muito interessante!Nunca ouvimos falar em erupção de água!
Tétis foi descoberto pelo cientista Giovanni Cassini em 1684, é quase totalmente composta por água gelada e tem várias rachaduras causadas por falhas no gelo.
Titã foi a mais surpreendente que achamos, porque ela tem rios. O cientista pegou o mapa do Brasil e comparou um lago de Titã com a Lagoa Feia, então, ele decidiu batizar o lago de Lagoa Feia. Ficamos muito honradas com isso, pela ideia do cientista e achamos que a nave Cassini teria que ir até lá para saber mais informações sobre essas luas.
Ah, e é interessante também que elas ficam bailando, ou seja, flutuando embaixo dos anéis de Saturno.
___________________________________________________________________________
Autores:
Monique Almeida Oliveira
Rafaela Monteiro Wagner
Luan Santana Pessanha
Eduarda Pires Ribeiro
(há estudantes do ensino fundamental I e do ensino fundamental II compondo a equipe)
Professora Responsável: Mariza Carneiro Rangel
Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa
Guarus – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro
Alvo 1, Uma visão muito próxima (close-up) da Lua Reia (Rhea)
Nós escolhemos esse alvo porque um imenso encantamento nos invadiu no nosso contato com o espaço Sideral. Um deslumbramento só! Tudo nos surpreendeu, porém o que mais chamou nossa atenção foi a Lua Reia, o que está a sua volta e o desejo imenso de ver o que fica no meio de tantas camadas e que produz uma visão esplendorosa.
A necessidade de desvendar os mistérios do desconhecido transporta o homem para lugares antes nem imaginados, aguça a curiosidade e o desejo de pesquisar, penetrar num mundo misterioso e assim abrir uma grande janela para saberes tão distantes da nossa realidade.
Ficamos impressionados com imagens relacionadas ao sistema solar e ao espaço sideral e nos maravilhamos com a ousadia e a coragem que levam certos homens a colocarem seu interesse pelas descobertas científicas acima de qualquer outro desejo humano. (astronautas, por exemplo)
Saber que existem dezenas de luas pequenas, médias, grandes, enormes e nós só desfrutamos (que seja do nosso conhecimento) da luz de uma: que não é a maior, que não tem a luz mais forte, mas que enfeita nossas noites e determina tantas coisas na nossa vida.
Das maiores luas que temos conhecimento a Reia chamou mais a nossa atenção e seria muito bom conhecê-la melhor. Dela sabemos:
- É a segunda maior do planeta Saturno;
- Tem um imenso diâmetro;
- Sua luz levaria muito tempo para chegar a Terra;
- Ela é envolvida por muitas camadas, no entanto muitas outras coisas gostaríamos de saber a seu respeito. Por exemplo: qual é a sua forma? Quais são seus componentes? Como é sua superfície? É possível caminhar sobre ela? Como se dá sua influência sobre Saturno? Qual a sua importância em relação ao sistema lunar? Que tipo de inter-relação existe entre ela e as outras tantas luas? Ela sempre existiu ou sua existência data de épocas diferentes das outras luas? Sua força gravitacional é igual a de todas as outras? Enfim, como caracterizá-la num sistema tão complexo e diverso de luas?
Falam da lua dos namorados, da lua que inspira os poetas, da lua que criou mitos, folclores e estórias de lobisomem, Saci-Pererê etc...., da lua que enfeita as noites estreladas, da influência da lua na cabeça das pessoas e das marés e pouco se sabe sobre outras luas a não ser aquela que o homem vê. Hoje as luas são dos cientistas que desfrutam delas, as estudam e desvendam seus mistérios.
Se a luz da lua leva aproximadamente 1 segundo para chegar a Terra as outras luas levam uma eternidade para enviarem sua luz. Deus faria tantas luas à toa?
A ciência é fria, o homem acredita na criação de Deus ou é céptico, o cientista mostra o que vê e trabalha a favor do conhecimento daquilo que o homem comum não tem alcance.
Que surpresas nos reservará a lua Reia? Talvez um dia venhamos a saber.

Ensino Fundamental II

Autora: Ana Catarina Avila Vitorino
Responsável: Ana Maria Barzani Avila
Campo Redondo - São Pedro da Aldeia – Rio de Janeiro


Reia pode ter um tênue sistema de anéis, segundo o cientista Geraint Jones, da missão Cassini. Ele diz que se essa hipótese fosse confirmada, encontraríamos a primeira lua a ostentar seus próprios anéis, o que poderia nos trazer preciosas informações sobre a formação de planetas e luas, um dos maiores mistérios astronômicos da história, que cientistas tem pesquisado por anos. Isso faz de Reia prioridade em estudos futuros. Além disso, estranhas manchas azuis estão espalhadas por todo o seu equador, o que pode dizer que já houve, em um passado recente, um tipo de anel ou corpo que a orbitasse e que se chocou com sua superfície, expondo gelo antes enterrado e que adquiriu um tom azulado.
Reia é a segunda maior lua de Saturno, mas é leve para o seu tamanho. Seu albedo também é relativamente alto. Isso pode significar que grande parte de Reia tem gelo de água, embora isso ainda não tenha sido provado. A sua superfície é, de um lado, brilhante e coberta de crateras e de outro, escura, com poucas crateras e estranhas fissuras finas e brilhantes com dimensões de enormes desfiladeiros. Supostamente, essas fissuras têm seu brilho característico por causa da maior concentração de gelo de água.
Um close-up feito por Cassini poderia nos trazer muitas informações sobre essas curiosas características de sua superfície, e como Reia não tem ar não haverá obstáculos para a sua visualização. Essa é uma grande vantagem da escolha de Reia como objetivo.
Tétis, Encélado e Titã são apontados como alguns dos poucos locais que reúnem condições necessárias para o surgimento de vida primitiva, mas a imagem que Cassini fará não será suficientemente detalhada para trazer tantas informações úteis quanto trará de Reia. Além disso, Titã, que será a lua para a qual a câmera estará voltada, tem uma atmosfera muito densa, o que dificulta a visualização da sua superfície. Isso faz com que a imagem perca muitas informações valiosas sobre o solo de Titã, pois só poderíamos analisar a própria atmosfera. Devemos estudar essas luas, mas de forma mais específica, como no episódio em que a sonda Huygens pousou em Titã.
O estudo da rotação de Saturno também seria muito importante e nos renderia muitas informações importantes. Entretanto, se for provado que Reia possui anéis, aprenderíamos muito mais sobre como se formam os planetas, o que seria muito útil para compreendermos melhor como nasceu o lugar onde todos vivemos, a Terra.
_____________________________________________________________
Autor: Kevin Accioly Kamada
Professora Responsável: Ana Lúcia Nicoletti da Rocha
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Campinas – São Paulo
Saudações Colegas Astrônomos!
Estou entrando em contato com os senhores, pois fiquei realmente entusiasmado com as explorações feitas com a Cassini-Huygens nas aproximações a Titã na órbita saturniana. Recebi informações da existência de material líquido no polo sul do satélite, algo como metano e etano se não me engano. Realizei algumas pesquisas por conta própria depois dessa descoberta e constatei a possibilidade da existência de pontos fortes para mineração, uma vez que aqui na Terra quando da presença desses gases, eles estão normalmente nos pontos de exploração petrolífera.
Um dos pontos negativos em Titã é sua temperatura de aproximadamente 180 graus negativos, mas aproveitando-se da teoria de que há mares daqueles dois gases naquela região específica, penso que a construção de usinas que gastassem esses materiais e que por fim jogassem na atmosfera, seria uma positiva alternativa para realmente tornar mais quente a temperatura, assim possibilitando consequentes passos maiores, até podendo levar a criação de vida, micro-organismos. Bom, nesse trabalho somos líderes universalmente, a exemplo disso, à grandiosa experiência que temos com a destruição que já está sendo feita com nosso planeta.
Com as temperaturas relativamente mais altas, caso haja a existência de algum material hídrico mesmo, bastava o calor para umedecer todo o planeta, criando naquela lua, o saudoso ciclo Terrestre da água. É bom relembrar que essas etapas já acontecem, mas com os materiais que existem lá. Relembrando: o calor de possíveis usinas esquentaria o planeta, e o metano engrossaria a camada atmosférica já existente, barrando a fuga do calor. Com a tecnologia Terrestre, poderíamos implantar recursos como a água, ou reagentes químicos que fizessem a chuva, como foi utilizado na China há certo tempo atrás.
Realmente, essa ideia seria mais um delírio para a população da Terra em querer destruir mais um ponto nesse Universo, porém acho que seria um mal “necessário”, afinal o que estamos vendo é uma esfera se deteriorando pouco a pouco, uma próxima saída poderia ser Titã. Bem, esse projeto é parecido com o que vocês astrônomos e especialistas estão trabalhando com o planeta Marte, porém acho que com essa lua, seria extremamente mais fácil. Um bom gasto que seria recompensado.
Seria um extremo gasto e trabalho, mas teríamos também mais possibilidades de estabelecer novas bases no Universo, para explorar o que ainda é desconhecido aos olhos de nós, “terráqueos”. Nossos equipamentos não têm tanto alcance, mas talvez de outro ponto tenha. Sabemos dos mistérios dos buracos negros, por exemplo, que tal explorar e fazer grandes descobertas?
A curiosidade do ser humano não tem tamanho, nem palavras para ser definida. Já que temos o dinheiro, os instrumentos, equipamentos, enfim, a capacidade para fazer uma estrondosa descoberta, vamos lá! De que adianta as pequenas ações se temos chance de fazer mais? Quem sabe no futuro possamos manter uma relação “intergaláctica”, realizando trocas de matérias de igual para igual. Seria um ótimo treinamento para, ao menos, erradicar o egoísmo da Terra!
Bom, continuarei meus estudos. Até logo mais!
Saudações dos colegas no Brasil!
Autores:
Robson Eduardo de Freitas Pereira
Waldeir Mendes Freitas
Professora responsável:Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha
Escola M. Olavo Alves Saldanha Filho – Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro

Titã, Tétis e Encélado
Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar. Existe gás metano nela e existem lagos que poderiam ser congelados de tão fria que é. Nós a escolhemos, porque é muito interessante, por ser a segunda maior lua e também pelos lagos, que poderiam ser explorados para ver se tem alguma coisa útil para o mundo inteiro.
Também tem a lua Encélado, que possui 1120 km de diâmetro, com vulcões que não soltam lava, mas sim água. Poderiam ver se essas fontes possuem água que serve para beber, porque se um dia a água do planeta Terra acabar, poderíamos explorar a água da lua Encélado, porque sempre em lugares distantes, pode haver coisas que servem para nós que vivemos na Terra.

___________________________________________________________________________
Obs: O resultado da categoria Ensino Médio será anunciada em breve...

Existe, junto com essas duas luas, a Tétis, que é a menor lua entre as três: tem 1000 km de diâmetro. É composta por água, que também poderia ser explorada. Ela também tem gelo, mas é diferente das outras duas, porque o gelo que tem nela é rachado por causa de um certo meteoro que caiu.
Essas três luas ficam bailando embaixo dos anéis de Saturno e deveríamos ver porque elas não ficam sempre no mesmo lugar.
Com certeza, essas três luas têm coisas interessantes que chamariam a nossa atenção e até ajudariam o nosso planeta a sobreviver. E, no caso de algum dia o nosso planeta precisar, poderíamos encontrar ajuda entre essas três luas que bailam embaixo dos anéis de Saturno.
É isso que pensamos sobre essas três luas que poderiam ser tão importantes para nós.
As três luas são monitoradas por uma nave que está explorando o planeta Saturno. De um modo ou de outro, essas luas poderiam nos ajudar algum dia, com alguma coisa que o planeta Terra precisasse.
Por isso, essas luas deveriam ser sempre filmadas e exploradas: para ajudar os cientistas e o nosso planeta.

Tema: Alvo 1 – Uma visão muito próxima (close-up) da Lua Reia (Rhea).
Por mais que a ciência avance, ainda há muito a ser descoberto em relação a Saturno e suas luas. Em outubro, a sonda Cassini fará imagens de um dia completo de Saturno, um close-up de Reia, e imagens de Titã, com Tétis e Encélado passando ao fundo. Aquela que trará mais informações científicas será Reia.
_____________________________________________________________