Concurso Cientista por um Dia - 2020-2021
Página internacional do Concurso:
de redação criado para dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentarem como é a vida de um cientista na NASA.
A 18ª edição do Concurso conta com a participação de diversos Países.
Para esta edição do concurso de redação, convidamos todos os estudantes a explorar três luas que a sonda Voyager 2 da NASA visitou brevemente durante sua jornada histórica pelo sistema solar.
Sua tarefa é estudar três luas de Urano: Ariel, Oberon e Titânia. Em seguida, escolha a lua que você acha que seria a melhor opção para retornar com outra espaçonave para aprender mais sobre esses mundos incríveis.
Em janeiro de 1986, a poderosa espaçonave atingiu o sistema de Urano. A Voyager 2 obteve muitas imagens. Essas visitas foram muito breves, e só sabemos como é um lado dessas luas distantes.
Qual dessas três luas inspira você a explorá-la mais? O que o anima sobre o que aprendemos até agora? O que você espera que encontremos se voltarmos a esses lugares?
Continuando na tradição iniciada pela missão Cassini para Saturno, o Concurso Cientista por um Dia (Scientist for a Day) desafia os alunos das séries do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio a pensar como cientistas da NASA.
As redações dos estudantes vencedores serão publicadas na página do Radioisotope Power Systems da NASA.
Nessa edição do concurso as redações podem ter no máximo 300 palavras.
Todos os estudantes participantes receberão um certificado eletrônico de participação com as imagens das três luas que estudaram.
Mais informações sobre Ariel estão disponíveis no link:
____________________________________________________
Os tópicos, nessa 18ª Edição do Concurso para 2020-2021, são:
Tópico 1 - ARIEL
O complexo terreno de Ariel é visto nesta imagem. Esta é a melhor imagem colorida da lua de Urano obtida pela Voyager 2. Crédito de imagem: NASA / JPL
Descoberta
Ariel foi descoberto em 24 de outubro de 1851 por William Lassell, um dos grandes astrônomos amadores da Inglaterra do século 19, que usou a fortuna que fez no ramo da cervejaria para financiar seus telescópios.
Visão Geral
Acredita-se que todas as maiores luas de Urano, incluindo Ariel, consistam principalmente de quantidades aproximadamente iguais de gelo de água e rocha de silicato. O dióxido de carbono também foi detectado em Ariel.
A superfície de Ariel parece ser a mais jovem de todas as luas de Urano. Tem poucas crateras grandes e muitas pequenas, indicando que colisões de baixo impacto bastante recentes eliminaram as grandes crateras que teriam sido deixadas por ataques muito maiores e anteriores. Acredita-se que Ariel também tenha tido a atividade geológica mais recente das luas maiores de Urano. É cortado por "grabens", que são vales delimitados por falhas.
Ariel tem a superfície mais brilhante das cinco maiores luas de Urano, mas nenhuma delas reflete mais do que cerca de um terço da luz do Sol que as atinge. Isso sugere que suas superfícies são escurecidas por um material carbonáceo. O brilho de Ariel aumenta dramaticamente quando está em oposição - isto é, quando o observador está diretamente entre ela e o Sol. Isso indica que sua superfície é porosa, lançando sombras que diminuem a refletividade quando iluminada em outros ângulos.
Mais informações sobre Ariel estão disponíveis no link:
Tópico 2 - OBERON
Esta foto de Oberon da Voyager 2 é a melhor imagem da segunda maior lua de Urano obtida pela espaçonave . Crédito de imagem: NASA / JPL
Descoberta
Oberon foi descoberta em 11 de janeiro de 1787 por William Herschel.
Oberon foi descoberta em 11 de janeiro de 1787 por William Herschel.
Visão Geral
Oberon é a segunda maior lua de Urano. Descoberta em 1787, pouco se sabia sobre esta lua até que a Voyager 2 passou por ela durante o sobrevoo de Urano em janeiro de 1986. Oberon tem muitas crateras ― semelhante a Umbriel ― especialmente quando comparada a três outras luas de Urano: Ariel, Titânia e Miranda. Como todas as grandes luas de Urano, Oberon é composta por aproximadamente metade de gelo de água e metade de rocha. Oberon tem pelo menos uma grande montanha que se eleva cerca de 6 km da superfície.
Mais informações sobre Oberon estão disponíveis no link:
Tópico 3 - TITÂNIA
Esta composição colorida de alta resolução de Titânia foi feita a partir de imagens da Voyager 2 tiradas em 24 de janeiro de 1986, quando a espaçonave se aproximava de Urano. Crédito de imagem: NASA / JPL
Descoberta
Titânia foi descoberta em 11 de janeiro de 1787 pelo astrônomo britânico William Herschel.
Visão Geral
Titânia é a maior lua de Urano. Imagens tiradas pela Voyager 2 quase 200 anos após a descoberta de Titânia revelaram sinais de que a lua era geologicamente ativa.
Um sistema proeminente de vales com falhas, alguns com quase 1.000 milhas (1.609 quilômetros) de comprimento, é visível perto do terminador (linha de sombra). As depressões quebram a crosta em duas direções, uma indicação de alguma extensão tectônica da crosta de Titânia. Depósitos de material altamente refletivo, que podem representar geada, podem ser vistos ao longo das paredes do vale voltadas para o Sol.
A lua tem cerca de 1.000 milhas (1.600 quilômetros) de diâmetro. A cor cinza neutra de Titânia é típica da maioria das significativas luas de Urano.
Mais informações sobre Oberon estão disponíveis no link:
_________________________________________________________________
Escolha o destino que você acha que seria o melhor lugar para voltar com outra espaçonave para aprender ainda mais sobre esses mundos incríveis. Aprenda o que puder sobre esses mundos distantes e misteriosos e escolha um que você gostaria de explorar mais. Em seguida, escreva uma redação com no máximo 300 palavras nos dizendo por que você enviaria uma espaçonave robótica para investigar a lua que você escolheu.
O concurso de redação de 2020-2021 é patrocinado pelo programa Radioisotope Power Systems. Este é o grupo da NASA que desenvolve a tecnologia de energia que permite às naves espaciais explorar os planetas e luas do sistema solar exterior. Para mais informações sobre a Radioisotope Power Systems, visite https://rps.nasa.gov
____________________________________________________________________
O tópico escolhido deve ser aquele que, em sua opinião, satisfaça as seguintes condições:
Qual dessas três luas inspira você a explorá-la mais? O que o anima sobre o que aprendemos até agora? O que você espera que encontremos se voltarmos a esses lugares?
As razões dessa escolha deverão ser explicadas na redação.
Neste processo, além dos alunos aprenderem a pensar como cientistas defendendo o seu alvo escolhido, como fazem os cientistas da NASA, eles irão adquirir prática na escrita de Redações.
Os vencedores serão divulgados nas páginas nacional e internacional do Concurso. Haverá um vencedor para cada tópico em cada uma das categorias (no total serão 9 vencedores).
As inscrições para "Cassini - Cientista Por Um Dia" Estarão abertas até o dia 14 de março de 2021 (o Regulamento está disponível abaixo).
Estaremos recebendo as inscrições no período de 20 de novembro de 2020 a 14 de março de 2021.
(Devido ao momento especial que vivemos, e em atendimento a solicitação que recebemos de vários professores, houve uma mudança na data limite para envio das redações)
Participem!!!
Boa redação à todos!
Em breve mais novidades!!!
Um fraterno abraço,
Organização do Concurso "Cientista por um Dia" no Brasil
Equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls
Mais informações sobre o Clube de Astronomia Louis Cruls estão disponíveis no seguinte endereço:
____________________________________________________________________________
Regulamento do Concurso
"Cientista Por Um Dia" - 18ª Edição - 2020-2021
Data limite: As inscrições para o concurso, no Brasil, serão aceitas até às 23:59h (horário de Brasília) do dia 14 de março de 2021.
As inscrições serão preferencialmente realizadas através do e-mail:
- O concurso é aberto a todos os estudantes. Nesse blog estaremos recebendo inscrições de estudantes de escolas do Brasil, do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio.
- Estudantes de outros países devem contactar seus Coordenadores Locais.
- Os estudantes podem trabalhar sozinhos ou em equipes compostas de, no máximo, 4 estudantes.
- Todas as redações devem ser originais. Inscrições com material que não seja original (plágio de algum trabalho) serão desqualificadas.
- Cada estudante (ou grupo de estudantes) pode submeter apenas uma redação.
- Não devem ser incluídas informações de contato (e-mail, endereço, etc.) de estudantes menores de 18 anos. Toda a comunicação será realizada entre a Coordenação do Concurso e os professores ou responsáveis.
- As redações devem ter no máximo 300 palavras. Redações com um número maior de palavras serão desqualificadas. Não devem ser incluídos URLs (links para sites) no corpo da redação.
- Os nomes e informações de contato não estão incluídas na contagem das 300 palavras.- O texto das redações deve ser enviado (sem imagens ou anexos) dentro do próprio corpo do e-mail. O texto enviado como arquivo anexo não será aceito para o concurso.
- A capacidade de comunicação é uma importante parte na vida de um cientista. Assim, além das ideias expressas, também serão avaliadas no texto, a ortografia e a gramática.
Ensino Fundamental I- 6º e 7º ano
Ensino Fundamental II - 8º e 9º ano
Ensino Médio
Importante: Haverá um vencedor para cada tópico em cada um grupos.
Escreva uma redação, com no máximo 300 palavras, explicando qual dos três tópicos você escolheu, e a razão dessa escolha.
- As redações devem ser escritas em português ou em inglês.
- As redações devem ser enviadas por um(a) professor(a), pai, mãe ou tutor(a) do aluno para o e-mail:Não esqueça de incluir na redação:
- O nome completo do professor(a) ou do responsável, o e-mail e o telefone para contato com o(a) mesmo(a), além do nome e endereço da instituição de ensino. Informações iguais (incluindo o endereço completo) devem ser enviadas, se for outro(a) o(a) responsável pelo estudante.
- O(s) nome(s) e série(s) de todos os estudantes (no máximo 4) que produziram a redação.
- Cada professor somente poderá enviar no máximo três redações por turma.
- Cada professor somente poderá enviar no máximo três redações por turma.
- O tema da redação nessa 18a edição do Concurso, para a edição 2020-2021 deve ser escolhido entre (o(s) estudante(s) deve(m) selecionar um dos três tópicos :
Tópico 1, Ariel
Tópico 2, Oberon
- Haverá um júri para avaliar todos os trabalhos .O júri será composto por especialistas da área.
- Não serão aceitos recursos em relação a decisão do júri, que será soberana.
- As redações vencedoras (e um número ainda não determinado de outras redações) serão encaminhadas para o JPL/NASA.- Todos os participantes concordam em ceder o copyright das redações para o JPL/NASA para que trechos ou redações completas sejam publicadas em páginas da NASA na internet, com informações dos nomes dos autores, idades, instituição de ensino, cidade, estado e país.
- Selecionados os vencedores, os professores (ou responsáveis) serão contatados e convidados a fornecerem uma fotografia do(s) estudante(s). Os pais ou responsáveis devem enviar uma autorização escrita para que as fotos dos vencedores sejam postadas no website do concurso.
Boa Sorte!!!
___________________________________
___________________________________