segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Resultado do Concurso Cassini Cientista por um Dia 2011 nas regiões Sul e Sudeste do Brasil
___________________________________________________________


Ana Catarina Ávila Vitorino
9o ano - 8a série - ensino fundamental
Escola Marcia Fancesconi Pereira
Cabo Frio, Brasil 

Professora: Marilete Boy

"O sistema do planeta Saturno é um dos mais intrigantes do Sistema Solar. O estudo desse planeta, suas luas e seus anéis pode nos ajudar a aprender mais não só sobre ele próprio, mas também a responder algumas perguntas que desafiam a humanidade há milênios. A missão Cassini é um dos projetos que nos ajudam a entendê-lo melhor, e assim obter informações valiosas para pesquisas astronômicas e também em outros campos da ciência.
Titã é certamente um dos corpos celestes mais fascinantes desse sistema, e por isso uma das prioridades da missão Cassini. Sua atmosfera é a mais densa dentre todas as luas conhecidas do Sistema Solar, e as sondas Cassini-Huygens e Voyager encontraram nela não só substâncias tóxicas como o monóxido de carbono e o metano, mas também diversos tipos de matéria orgânica, substância indispensável para a formação da vida como a conhecemos. Se esse material for combinado com água e amônia supostamente expelidas por criovulcões, pode originar um composto que possibilita a formação do DNA e de formas de vida primitivas; um processo parecido com o qual a própria Terra passou.
Entretanto, o comportamento, a origem e a composição exata da atmosfera e das nuvens de Titã ainda é um mistério para nós. Uma teoria ainda não comprovada é a de que a reação das moléculas de metano à luz do Sol, nas camadas mais altas da atmosfera, faz com que esse gás venenoso se transforme em matéria orgânica, que se acumula em lagos e oceanos sobre a superfície da lua. A imagem da sonda Cassini nos fará compreender melhor esses aspectos de Titã, e isso pode nos dizer realmente se há ou não há a possibilidade de desenvolvimento de vida nesse ambiente gelado e aparentemente inóspito.
Réia, a segunda maior lua de Saturno, pode guardar segredos importantes sobre a formação de planetas e de luas. A presença de marcas diferentes das crateras comuns ao redor do seu equador pode indicar que em algum momento do passado ela tenha sido orbitada por algum tipo de corpo ou até mesmo um anel que, atraído pela sua gravidade, se chocou com a sua superfície, fragmentando-se. Nunca se soube de uma lua que tenha sido orbitada por nenhum tipo de corpo; se essa teoria for comprovada, serão obtidas informações importantes sobre a formação de sistemas planetários. A imagem de Cassini nos dirá mais sobre esse enigma, o que pode ser essencial para a sua solução.
Pesquisar Saturno e Hipérion certamente também é muito importante para a compreensão do Sistema Solar, mas o alvo que trará mais resultados científicos será a imagem de Reia e Titã."

César de Souza Lima Júnior
1o ano - ensino médio (High School)
CIEP Gabriel Joaquim dos Santos
São Pedro da Aldeia, Brasil 

Professora: Alessandra da Silva Defanti Noronha


"Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, possui anéis que se constituem de um conglomerado de partículas de gelo e rocha, em forma de poeira cósmica, que é identificado como sua principal característica. É um planeta gasoso composto principalmente de hidrogênio com uma pequena proporção de hélio, metano e outros elementos.
Sua atmosfera possui uma aparência suave e a Cassini poderia facilmente fotografar o seu solo.
Cientistas acreditam que Saturno é uma estrela que não deu certo, pois seu pequeno núcleo está cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases. Uma aproximação feita pela Cassini na superfície de Saturno poderia nos informar se os cientistas estão certos o não, pois as estrelas dispõem de hidrogênio em quantidade suficiente para durar bilhões de anos e esse é o caso de Saturno.
Titã, uma das luas de Saturno, é um dos poucos lugares que pode apresentar diversos compostos químicos similares aos que precederam a vida na Terra, mas a imagem que a Cassini fará não será suficientemente detalhada para nos trazer informações úteis, visto que Titã é obscurecido por uma profunda camada de nuvens e a sua exploração só seria possível com uma sonda específica, como a Huygens que pousou em Titã no ano de 2005.
Réa é a segunda maior lua de Saturno, é um corpo gelado com uma temperatura mínima à superfície de -220°C, por isso não há condições de haver condições que originaram a vida.
Hipérion é uma das menores luas de Saturno, é composto de gelo com apenas uma pequena quantidade de rocha, visto que não possui muitas condições que expliquem a vida.
O estudo da rotação de Saturno também seria muito importante e nos renderia muitas informações como por exemplo aumentar nosso conhecimento sobre seu campo magnético e confirmar ou não o que os cientistas dizem, porém se for confirmado poderíamos aprender muito mais sobre como surgiram as estrelas, planetas e entender melhor como o nosso planeta se formou."

David Richer Araújo Coelho 
1o ano - ensino médio (High School)
Colégio Estadual Miguel Couto
Cabo Frio, Brasil 

"Saturno é o sexto planeta do sistema solar e o segundo maior depois de Júpiter.Possui uma atmosfera densa , à base de hidrogênio e hélio , aos quais se juntam metano e amônia.Sua densidade é tão baixa , menor que da água , que se o colocássemos em um grande oceano , ele flutuaria . Possui um sistema de anéis muito complexo e resplandecente , formado por partículas de gelo e poeira de detritos ,que se estende por mais de 300.000 km do seu centro , mas com uma espessura inferior a 20 metros .É sobre este incrível planeta que escrevo minha carta e gostaria que vocês investigassem mais sobre ele.
Esse ano , a sonda Cassini obterá imagens do hemisfério norte de Saturno,o que poderá trazer muitos conhecimentos sobre as grandes tempestades no planeta.Elas são muito interessantes ,registrando velocidades do vento de 1800 km/h,as maiores do sistema solar .Através das fotografias ,poderemos identificar as condições que favorecem a sua formação,a origem de sua fonte de energia e a visualização da superfície do planeta por meio delas.Além das informações que serão obtidas ,elas têm algo a dizer sobre a grande diferença do funcionamento das atmosferas em cada planeta.Mesmo se elas não se formarem , as imagens permitirão a observação da atmosfera de Saturno.
Além de suas grandes tempestades,o planeta possui um enigmático hexágono em seu hemisfério norte formado por nuvens.O formato estranho chama a atenção e seu tamanho também : O hexágono poderia suportar quatro planetas dentro dele.A sonda poderia fotografar mais sobre essa parte de Saturno para descobrir por que suas nuvens são dessa forma, o que responderia muitas perguntas.
Escolhi Saturno,pois sua imagem será a que trará maiores descobertas para a história da astronomia.Seu satélite : Titã , possui uma atmosfera muito densa , dificultando assim, uma boa visualização de sua superfície.Saberíamos mais sobre ele se outra viagem fosse realizada no satélite,como a missão Huygens em 2005.Rhea é um satélite esplêndido,mas um close-up foi efetuado no ano passado.Essa imagem ,comparada ao que foi feito no ano anterior,não traria grandes descobertas para a ciência.Finalmente,Hyperion não traria grandes conhecimentos astronômicos como Saturno poderá trazer.
Então,Saturno será o alvo das imagens que possibilitará maiores estudos.Se descobrirmos mais sobre as tempestades dele,poderemos entender as diferenças atmosféricas de cada planeta,inclusive como se formou o nosso ,a Terra!Além disso,a oportunidade de visualizar sua superfície será muito boa,o que revelará mais um de seus mistérios.O espetacular planeta Saturno,senhor dos anéis e das tempestades!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário