sábado, 14 de setembro de 2013


Concurso Cassini Cientista por um Dia 2013

Cassini - Cientista por um dia 2013 é um concurso de redação criado para dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentarem como é a vida de um cientista na NASA.
A 12ª edição do Concurso já conta com uma participação de 43 Países em todos os seis continentes.

Estudantes analisarão três possíveis alvos no planeta Saturno , escolherão um deles para que a nave espacial Cassini, atualmente em órbita no Planeta, obtenha imagens durante um tempo definido reservado para esse projeto educacional.

Os alvos, nessa 12a Edição do Concurso para o ano de 2013, são:

Alvo 1, Lua de Saturno, Iapetus
;




Iapetus é uma das luas mais interessantes do sistema solar. Esta lua tem a forma de uma noz, com uma cadeia de montanhas em torno de seu equador que é mais alto do que o Monte Everest. Iapetus tem sempre o mesmo lado voltado para Saturno.
Uma das coisas mais intrigantes sobre Iapetus é que metade de sua superfície é coberta com o que se parece com um material com cor branca, como açúcar, enquanto a outra metade é muito escura.

Alvo 2, Lua de Saturno, Dione





Partículas provenientes dos anéis de Saturno colidem continuamente com esta lua, razão pela qual a sua superfície é cheia de crateras.
Novas evidências indicam que pode haver uma camada líquida sob sua superfície.
Os padrões das cratera de Dione parecem indicar que a lua foi rotacionada em torno de 180 graus.
A razão para este deslocamento, no entanto, é um dos mistérios ainda não resolvidos.
Algumas das imagens obtidas durante a missão Cassini mostram que Dione também tem um grande sistema de muito brilhantes penhascos de gelo.



Alvo 3, O planeta Saturno. 




Ainda há muito a descobrir sobre a atmosfera do planeta Saturno e a natureza dos seus anéis. Há muitos mistérios a serem desvendados. 


O alvo escolhido deve ser aquele que, em sua opinião, renderá os melhores resultados científicos. As razões dessa escolha deverão ser explicadas na redação.



A nave Cassini apontará suas câmeras e obterá imagens do alvo determinado por você!

Neste processo, além dos alunos aprenderem a pensar como cientistas defendendo o seu alvo escolhido, como fazem os cientistas da Cassini, eles irão adquirir prática na escrita de Redações.

Prêmios serão oferecidos pela Coordenação do Concurso nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil (a coordenação em Minas Gerais também oferecerá prêmios), e os vencedores poderão participar (a confirmar) como convidados de uma vídeo-conferência os cientistas fazem com controle da missão Cassini, na NASA.

As inscrições para "Cassini - Cientista Por Um Dia" Estarão abertas até o dia 27 de outubro de 2013 (o Regulamento está disponível abaixo).

Estaremos recebendo as inscrições no período de 15 de setembro a 27 de outubro de 2013.

Participem!!!

Boa redação à todos!

Em breve mais novidades!!!

Um fraterno abraço,

Organização do Concurso "Cassini - Cientista por um Dia" nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

Equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls - http://calc.zip.net/



Regulamento do Concurso "Cassini - Cientista Por Um Dia" - 12a Edição - 2013 - Regiões Sudeste e Sul do Brasil. 


Data limite: As inscrições para o concurso, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, serão aceitas até às 23:59h (horário de Brasília) do dia 27 de outubro de 2013. 

As inscrições serão preferencialmente realizadas através do e-mail:

concursocientistaporumdia@gmail.com

- O concurso é aberto a todos os estudantes. Nessa blog estaremos recebendo inscrições de estudantes de escolas das regiões Sul e Sudeste, do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio.
- Estudantes de outros países devem contatar seus Coordenadores Locais:
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday11thedition/international/countries/
- Os estudantes podem trabalhar sozinhos ou em equipes compostas de, no máximo, 4 estudantes.
- Todas as redações devem ser originais. Inscrições com material que não seja original (plágio de algum trabalho) serão desqualificadas.
- Cada estudante (ou grupo de estudantes) pode submeter apenas uma redação.
- Não devem ser incluídas informações de contato (e-mail, endereço, etc.) de estudantes menores de 18 anos. Toda a comunicação será realizada entre a Coordenação do Concurso e os professores ou responsáveis.

- As redações devem ter no máximo 500 palavras. Redações com um número maior de palavras serão desqualificadas.

- Os nomes e informações de contato não estão incluídas na contagem das 500 palavras.
- O texto das redações deve ser enviado (sem imagens ou anexos) dentro do próprio corpo do e-mail. O texto enviado como arquivo anexo não será aceito para o concurso.
- A capacidade de comunicação é uma importante parte na vida de um cientista. Assim, além das idéias expressas, também serão avaliadas no texto, a ortografia e a gramática.


- As redações serão divididas em três grupos:


Ensino Fundamental I - 6º e 7º ano 

Ensino Fundamental II - 8º e 9º ano 


Ensino médio 

Importante: A nave Cassini obterá imagens dos três alvos. Haverá um vencedor em cada um dos grupos.

Escreva uma redação, com no máximo 500 palavras, explicando qual dos três alvos você escolheu para a Cassini obter uma imagem, e a razão dessa escolha.

- As redações devem ser escritas em português.

- As redações devem ser enviadas por um(a) professor(a), pai, mãe ou tutor(a) do aluno para o e-mail:
concursocientistaporumdia@gmail.com

Não esqueça de incluir na redação:

- O nome completo do professor(a), o e-mail e o telefone para contato com o(a) mesmo(a), além do nome e endereço da instituição de ensino. Informações iguais (incluindo o endereço completo) devem ser enviadas, se for outro(a) o(a) responsável pelo estudante.

- O(s) nome(s) e série(s) de todos os estudantes (no máximo 4) que produziram a redação.

- O tema da redação nessa 12a edição do Concurso, para o ano de 2013 deve ser escolhido entre (o(s) estudante(s) deve(m) selecionar um dos três alvos):



Alvo 1,  Lua de Saturno, Iapetus;

Alvo 2, 
  Lua de Saturno, Dione

Alvo 3, 
O planeta Saturno.

Prêmios serão oferecidos pela coordenação do concurso nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e os vencedores também podem ser convidados a participarem de uma vídeo-conferência com os cientistas da missão Cassini
- Haverá um júri para avaliar todos os trabalhos .O júri será composto por especialistas da área. Em breve será anunciada sua composição.

- Não serão aceitos recursos em relação a decisão do júri, que será soberana.
- As redações vencedoras (e um número ainda não determinado de outras redações) serão encaminhadas para o JPL/NASA.

- Todos os participantes concordam em ceder o copyright das redações para o JPL/NASA para que trechos ou redações completas sejam publicadas em páginas da NASA na internet, com informações dos nomes dos autores, idades, instituição de ensino, cidade, estado e país.
- Selecionados os vencedores, os professores (ou responsáveis) serão contatados e convidados a fornecerem uma fotografia do(s) estudante(s). Os pais ou responsáveis devem enviar uma autorização escrita para que as fotos dos vencedores sejam postadas no website do concurso.

Boa Sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário